Dicas

Os olhos são o elemento anatômico mais importantes de um personagem, e determina suas diferentes expressões. No mangá, os olhos comunicam emoções de ânimo; por isso, aprender a desenhá-los bem é muito importante para todo mangaka.

Um personagem visto de frente ou de perfil deve manter as mesmas caraterísticas físicas. Para obter esse resultado, vc pode traçar linhas horizontais e paralelas, que permitem transpor as características do rosto de uma posição frontal para uma de perfil ou três quartos.

A ferramenta mais importante do mangaka é sua imaginação, porém apenas ela não basta para transformar suas idéias em um desenho acabado.Além de conhecer as técnicas, são necessários outros instrumentos como lápis, réguas, cores etc.
Lápis para esboços: O lápis é o instrumento mais importante do mangaka.Existem vários tipos, cada um com uma função específica.
Lápis de desenho: Diferenciam-se pelo tipo de grafite.Alguns lápis também têm incorporada uma borracha.
Os lápis de desenho classificam-se de acordo com a consistência de seu grafite, indicada pelas letras:
H= Duro (hard)
B= Macio (brand)
F= Fino (fine)

Da idéia ao desenho acabado
Tente imaginar seu personagem como se fosse um manequim de linhas delgadas e procure seus pontos de articulação. Este é o primeiro esboço do esqueleto e da compleição, importantes para estabelecer as proporções corretas e a postura desejada. Não se deixe enganar pela simplicidade  deste esboço: ele é fundamental para a criação de personagens bem definidos.
Com os progressos na prática e na técnica do desenho, você ampliará seus conhecimentos de anatomia, particularmente do esqueleto, dos músculos e das articulações. Desse modo, poderá posicionar seu personagem como preferir e apresentá-lo de todos os ângulos.
No princípio seus desenhos talvez pareçam um pouco frios e inexpressivos, mas com um pouco de tempo, seus esboços vão adquirir volume e, em breve, seus personagens parecerão sair do papel, como se tivesse vida própria.